5 motivos para abrir o seu próprio negócio
Quem está no mercado de trabalho sabe quão frustrante é trabalhar para terceiros. Assim, há a cobrança constante, a insegurança em relação ao futuro como empregado, a falta de poder de decisão etc. Também, muitos não conseguem uma vaga na área que gostam ou mesmo na que são formados. Dessa forma, há um grande sentimento de insatisfação. Mas existe uma solução para tudo isso: abrir o próprio negócio.
Com o mercado cada vez mais abraçando o novo empreendedor, listamos 5 motivos para você se tornar um!
1. Realizar-se profissionalmente
O primeiro e maior motivo para abrir o seu próprio negócio é a possibilidade de se realizar profissionalmente, fazendo algo que gosta. Assim, não é apenas uma questão de sucesso, mas também de bem-estar, já que você verá significado e qualidade no trabalho feito em seu próprio empreendimento.
Dessa forma, a realização vai muito além do aspecto profissional. O bem-estar, a presença do orgulho pelo trabalho e a sensação de liberdade também farão bem para sua vida pessoal.
Nada de noites mal dormidas por conta de um projeto em que você não vê sentido algum. Na sua própria empresa, cada lucro estará diretamente relacionado aos seus esforços e cada conquista será um mérito seu!
2. Flexibilidade de horários
Já pensou trabalhar em horários que permitam uma vida menos corrida? Assim, será possível descansar mais, adaptar os seus trabalhos para momentos com mais demandas e até mesmo tirar folgas na semana! Para áreas mais flexíveis, é até possível trabalhar apenas durante algumas semanas do mês.
3. Liberdade e poder de escolha
Todos já passaram por isso: há aquele projeto em que você sabe qual a direção certa a ser tomada, mas seu superior se recusa e mantém tudo, mesmo sem resultados positivos. Todavia, com você no comando, caberá a sua capacidade de liderança guiar o negócio na direção correta. Assim, nada de se prender a um segmento em baixa ou passar anos na mesma atividade.
Pense também que você terá poder sob a sua equipe. Dessa forma, finalmente poderá escolher colaboradores com base em suas habilidades, currículo e experiências. E se o seu desejo é criar um ambiente informal, isso estará nas suas mãos. Muitos novos empreendedores conseguem atingir o sucesso justamente por terem ideias disruptivas e menos burocráticas do que as praticadas no mercado!
4. Ter independência financeira
Uma das coisas mais almejadas é a independência financeira. Desse modo, segurança econômica é algo muito mais fácil de conquistar ao abrir o seu próprio negócio. Com uma boa gestão, organização, controle de receitas e de investimento, é só uma questão de tempo até isso ser alcançado.
E não precisa ter uma megaempresa para isso. Segundo dados oficiais do SEBRAE, 27% do Produto Interno Bruto de São Paulo, ou seja, o que é gerado no Estado, vêm de pequenos negócios. Além disso, 50% dos empregos e 39% das folhas salariais vêm desses empreendimentos. E esses dados também se repetem no restante do país.
5. Trabalhar no local que você deseja
A rotina de muitos funcionários e colaboradores é extremamente impactada pelas viagens diárias. Assim, já imaginou não precisar pegar um ônibus ou até mesmo dirigir todos os dias, por horas e horas? Com o seu próprio negócio, você pode adquirir ou alugar um imóvel perto do seu domicílio.
Além disso, também poderá escolher montar a sua empresa naquele bairro superbadalado ou na região que você achar mais interessante. Além de ser o local para montar o seu empreendimento, um bom imóvel comercial é um investimento seguro e rentável.
Dicas finais
Percebeu como abrir o seu próprio negócio pode mudar totalmente a sua vida? Muitas pessoas conseguem atingir a felicidade e a satisfação em suas vidas profissionais apenas depois de tomar esse passo, finalmente se libertando das pressões e dos limites impostos por terceiros.
Apesar de não ser fácil, tornar-se um empreendedor, pode ser muito recompensador e, com certeza, vale a pena.
Caso tenha interesse por mais dicas e artigos como este, acompanhe a nossa página e nos siga nas redes sociais.