Como a decoração ajuda no dia a dia do seu consultório
A decoração de um consultório médico ou odontológico pode impactar diretamente nas sensações dos pacientes, diminuir os níveis de ansiedade e até mesmo auxiliar na fidelização de clientes. Veja como a decoração pode ajudar no dia a dia do seu consultório.
Consultório: a primeira impressão é a que fica
Quando um paciente comparece a uma consulta médica ou odontológica, geralmente, sentimentos de ansiedade e sensibilidade ficam aflorados, sem contar com o desconforto de estar em um lugar diferente pela primeira vez.
Portanto, a clínica e os profissionais devem tomar algumas atitudes para garantir o sentimento de confiança, de segurança e tranquilidade. Consultórios desorganizados e com cores confusas podem transformar a sala de espera em um ambiente verdadeiramente angustiante, e esse não é o desejo de nenhum profissional de saúde.
A decoração precisa ser bem planejada, para que os resultados esperados sejam alcançados e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não é difícil.
A decoração do ambiente influencia o comportamento do paciente
Os seres humanos são bombardeados de informações durante todo o tempo, sejam elas olfativas, virtuais, sensoriais e/ou auditivas.
Embora as pessoas não processem de forma consciente todas essas informações, todos sentem os efeitos delas ao longo do dia, influenciados (positiva ou negativamente) por cada uma.
A psicologia das cores, por exemplo, já evidenciou que cada cor desperta emoções e sensações diferentes, e todas elas são detectadas pelo subconsciente humano.
Sabendo disso, é importante que o consultório médico pense na combinação de cores na decoração do ambiente com o intuito de despertar sentimentos, como: tranquilidade, conforto, aconchego e segurança.
As cores mais recomendadas para consultórios médicos são: verde, branco, cinza e azul. São cores associadas à segurança, à serenidade, à intelectualidade, ao equilíbrio, à saúde, à confiança e ao conforto. Já as cores fortes, como roxo, preto, laranja e vermelho, devem ser evitadas.
É importante evitar a sobrecarga sensorial, ou seja, manter um ambiente limpo, harmonioso e organizado.
Mas antes de pensar na decoração estética, é importante perceber se o consultório possui odores ou itens visuais desagradáveis, para eliminar qualquer ruído ou construção visual ruim.
Os próximos passos envolvem o planejamento de itens que moldem as sensações dos pacientes e garantam uma boa percepção do consultório, o que também é chamado de marketing sensorial.
Nem menos, nem mais
Quando falamos de um ambiente voltado para a saúde, o espaço não pode ter itens de menos e nem informações exageradas. Mas, na prática, o que isso representa?
Quando a decoração do consultório fica básica demais, o ambiente pode transmitir um aspecto “hospitalar”, passando uma impressão ruim ao subconsciente, despertando medo e desconforto. Por outro lado, se o espaço estiver muito cheio de adornos decorativos, com muitas cores que não conversam entre si, pode passar a sensação de irritabilidade, ansiedade e até mesmo angústia.
Portanto, as escolhas decorativas devem ser funcionais, suaves e específicas.
É importante considerar tudo isso sem deixar de lado o conforto do paciente, com sofás e poltronas confortáveis, acesso fácil a banheiros e bebedouros (que também devem ser limpos e intencionalmente decorados). Também é importante pensar na acessibilidade do ambiente, adaptando o que for necessário para pessoas portadoras de deficiências.
As distrações, como televisão, som ambiente e calmo, e itens de leitura também são ótimas opções para tranquilizar os pacientes e seus acompanhantes durante o tempo de espera.
Nesse ponto, é importante que a televisão não esteja em canais polêmicos ou notícias desagradáveis, e os itens de leitura e a música também precisam seguir a mesma linha de tranquilidade.
A decoração certa torna a consulta mais eficiente
O paciente que encontra um consultório bem decorado, limpo e confortável tende a se sentir mais seguro em relação ao seu quadro patológico e muito mais confiante no tratamento médico que pode ser realizado.
Isso facilita muito a comunicação entre médico e paciente, além de amenizar qualquer diagnóstico.
Sendo assim, a decoração do consultório médico influencia na estabilidade das emoções do paciente e pode até mesmo fidelizá-lo. Sempre que o paciente precisar de um médico, é nesse consultório que ele irá buscar.
Para alguns, a preocupação com o ambiente pode ser algo superficial, mas, na verdade, ela é extremamente importante para a qualidade dos atendimentos, para a satisfação dos pacientes e para o consequente sucesso da clínica.
Quando o paciente está satisfeito com o atendimento, ele tende a retornar mais vezes e, inclusive, indicar o médico para outras pessoas.
Pensando nisso, o WPaulista Offices tem o espaço ideal para que você possa construir um consultório aconchegante e agradável para os seus pacientes.
Acesse o nosso site e fale hoje mesmo com um de nossos corretores para saber mais!
E se você gostou da nossa matéria, siga acompanhando a nossa página e nos siga no Instagram e no Facebook.