Vale a pena usar a sua poupança para comprar um novo imóvel?
Quem sonha em comprar um novo imóvel ou mesmo ter a sua primeira casa própria quase sempre se pergunta: Vale a pena investir o dinheiro guardado, a famosa poupança, na compra da sua tão sonhada moradia? Primeiro, é preciso entender a importância da poupança para os brasileiros. É uma das formas mais antigas (e usadas) pelas pessoas para se guardar dinheiro. Surgiu como uma forma de proteger o dinheiro das variações inflacionárias e garantir maior poder aquisitivo para seus usuários.
A amortização do financiamento pode ser realizada de duas formas: reduzindo-se o valor das parcelas e mantendo o prazo para a quitação do imóvel ou mantendo-se este valor e reduzindo-se o tempo do financiamento.
Reduzir o valor das parcelas através da amortização é uma excelente opção para quem deseja um alívio no orçamento mensal. A redução no tempo de financiamento não implica em menores taxas de juros, de forma que não há necessidade ou vantagens em se reduzir o tempo de financiamento, principalmente quando o pagamento das parcelas está apertando o orçamento do devedor.
Reduzir o tempo de financiamento mantendo o valor das parcelas é, por sua vez, uma opção para aqueles que adotam a modalidade de atualização das parcelas de financiamento, possibilitando ao comprador do imóvel menor dependência da flutuação das taxas de juros.