Dicas para decorar o quarto dos seus filhos
Quando planejamos ter filhos, já começamos a imaginar como será a decoração do quarto, pequenos detalhes e cores que serão destaque. Mas, com o passar dos anos e conforme as crianças vão crescendo, os objetos, papéis de parede e outros elementos decorativos do quarto devem mudar para acompanhar esse desenvolvimento.
É importante dar atenção para a decoração do quarto do filho, afinal é nesse ambiente que ele vai brincar, aprender a ser criativo, desenvolver a personalidade e descansar.
Preparamos dicas especiais para deixar o quarto do seu filho(a) do jeito que ele sempre sonhou.
Escolha dos móveis e cores
Se você quiser que a decoração dos móveis acompanhe a evolução do seu filho, opte por móveis, prateleiras, estantes, criados-mudos e guarda-roupas mais contemporâneos e com maior qualidade. Para manter a mesma cor no quarto durante toda a infância da criança, dê preferência para cores como o azul claro, branco, amarelo, creme, rosa e verde claro. Além de deixar o ambiente mais clássico, essas cores ajudam a trazer mais tranquilidade para o dia a dia da criança. Quando o seu filho estiver maior, você poderá pintar o quarto com as cores que mais combinarem com a sua personalidade.
O quarto de bebê
Se você quiser fazer um quarto diferente para cada etapa da vida do seu filho, é importante escolher objetos e decorações que combinem com cada período. No quarto do bebê, existem itens que não poderão faltar. Além do berço, são essenciais armários, poltrona, criado-mudo (para as mamães deixarem itens que usarão durante a amamentação) e cesto para colocar os brinquedos.
A cômoda é um item opcional, mas se você escolher usá-la, aproveite a parte superior para colocar o trocador do bebê. Mas, se o quarto for pequeno e não couber uma cômoda, opte por um trocador com banheira inclusa. Essa peça é muito prática, já que você poderá dar banho e trocar o bebê no mesmo ambiente.
Para dar personalidade para o quarto, primeiro pense no tema que você quer para o ambiente e depois escolha o papel de parede e/ou adesivo. Existem várias opções no mercado, com desenhos lúdicos, natureza, notas musicais, nuvens, flores, ursinhos, balões, etc.
A iluminação é um item que você deve tomar muito cuidado para escolher. Lâmpadas led e luzes com dimmer para controlar a luminosidade são ótimas opções para usar no quarto dos pequenos. Comprar um abajur para deixar no criado-mudo é uma ótima alternativa para ajudar no momento da amamentação.
Os bichinhos de pelúcia, quadros, porta-retratos e os brinquedos dão o toque final na decoração do quarto infantil.
Para os pais mais modernos, o quarto montessoriano é uma ótima opção. A ideia desse quarto é deixar os objetos, prateleiras e brinquedos ao alcance do bebê, para que ele possa explorar e desenvolver os lados criativo e motor. Nesse estilo de quarto, a cama do bebê fica no chão e alguns pais colocam barras em todo o quarto para que o filho possa se locomover por todo local.
O segundo ano de vida da criança é um bom momento para mudar toda ou maior parte da decoração do quarto. Nesse momento, você pode trocar o berço por uma mini cama para dar mais independência para o seu filho.
O papel de parede e/ou os adesivos que existiam no quarto do bebê podem ser trocados por decorações mais modernas e divertidas. A cor da parede também pode ser trocada nessa fase, priorizando cores claras, para manter o aspecto de calmaria a rotina da criança.
Quando seu filho(a) alcançar 4 anos, você poderá trocar a mini cama por uma cama de solteiro e o armário pequeno por um maior, para ter mais espaço para guardar as roupas e calçados dele.
Nessa idade começa o período da alfabetização e de maior independência, por isso é fundamental colocar prateleiras com livros e brinquedos educativos pelo quarto. Abajures, almofadas, tapetes, estantes e roupas de cama também devem acompanhar essa mudança.
Se você tiver dois ou mais filhos no mesmo quarto, usar beliches é uma excelente opção de decoração. Beliches com estantes embutidas, com escadas ou escrivaninha acopladas são algumas das opções que você vai encontrar a venda.
Nos apartamentos do Vila Tatuapé, você poderá decorar os dormitórios dos seus filhos com móveis, prateleiras, livros, papéis e adesivos de parede que eles mais gostarem. Os imóveis do Vila possuem 88 m² e espaços bem planejados, modernos e bem iluminados.
Uma boa opção para quem quer aprender outras dicas de decoração para o quarto das crianças é acompanhar o programa Decora do canal da GNT.
Gostou das dicas para decorar o quarto do seu filho? Aprenda também como decorar o sua cozinha e sala de estar com o texto do nosso blog.
WZARZUR: Solidez e ousadia fazem parte da nossa história. Participe e mande a sua sugestão de tema para os próximos textos do nosso blog.