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Dicas para obter mais lucro com o seu escritório

Com a economia em um período de transição, muitos empreendedores se questionam: como ter mais lucro com o meu escritório?

Afinal, questões, como custos operacionais, manutenção de equipe, captação de clientes e vários outros fatores, são desafios para a conquista de uma boa rentabilidade.

Todavia, com algumas práticas simples, esses obstáculos podem ser superados sem grandes dificuldades. Acompanhe!

              
       
 

O que é lucro?

Mão fazendo bolo de moedas em ordem crescente

O lucro nada mais é do que o saldo restante após a retirada de todas as despesas envolvidas no funcionamento da empresa Créditos: Adobe Stock

              
 

Antes de tudo, é interessante saber o que realmente significa lucrar. Muitas vezes, a falta de planejamento e controle das contas acaba “escondendo” o real lucro do seu negócio, dando a impressão de que ele possui uma rentabilidade acima ou abaixo do cenário real.

Dessa forma, o lucro nada mais é do que o saldo restante após a retirada de todas as despesas envolvidas no funcionamento da empresa.

E é aí que está a questão: é preciso levar em conta todos os custos, o que muitas vezes não é feito.

Por exemplo, o pagamento do proprietário, conhecido como pró-labore, deve ser contabilizado como um custo, e não parte dos lucros. Assim, o lucro real é o restante após essa e todas as outras retiradas.

É importante contabilizar tudo, pois as estratégias de gestão devem se basear em dados precisos para gerarem bons resultados.

Exposto isso, vamos para as 5 dicas de como aumentar o lucro do seu escritório!

              
       
 

1. Organização e lucro caminham juntos

Mulher de negócios desenhando gráfico mostrando o crescimento do lucro no quadro branco, fazendo apresentação financeira aos colegas no escritório

A integração dos dados de diferentes setores do escritório é essencial para calcular de forma correta os lucros. Créditos: Adobe Stock

                                                                                                                             

Como falamos acima, qualquer estratégia de gestão precisa ser baseada em informações corretas, atualizadas e que reflitam a realidade da sua empresa.

Por isso, é de extrema importância organizar cada aspecto do seu escritório. Setor financeiro, RH, marketing, carteira de clientes, serviços/produtos ofertados, fornecedores… Nada deve ser deixado de fora.

Para isso, muitos softwares da atualidade conseguem integrar tudo isso de forma que os dados conversem entre si, apresentem análises detalhadas e até mesmo previsões para os próximos períodos.

Assim, vale a pena buscar soluções dessa categoria, não importa o tamanho e complexidade do seu negócio.

              
       
 

2. Enxugue os gastos

O que realmente é necessário e o que pode ser dispensado para o pleno funcionamento da sua empresa? É interessante pensar que nem sempre as soluções mais caras e grandiosas são a escolha certa.

Assim, é preciso ter uma coisa em mente: eficiência. Por exemplo, imagine que seu escritório usa um grande servidor, adquirido para dar conta de uma demanda específica.

Tal demanda já foi cumprida e atualmente aquele equipamento representa um alto custo com manutenção e recursos humanos sem a utilização de todo seu potencial.

Nesse caso, não seria mais eficiente terceirizar esse segmento ou buscar uma abordagem de menor escala?

A lógica acima pode ser aplicada em praticamente tudo: equipes com mais colaboradores do que o necessário, estoques com um volume muito além do que é preciso, entre outras várias áreas que podem (e devem) ser revisadas.

 

3. Use a tecnologia a favor do lucro

Design de sites e tecnologias de codificação trabalhando no escritório da empresa de software

Com uma solução tecnológica, é possível reunir e integrar toda sua companhia, de forma que cada área diferente trabalhe em conjunto Créditos: Adobe Stock

                                                                                                                             

Automatização e centralização. Essas duas palavras representam o que a tecnologia pode fazer para aumentar os lucros da sua empresa.

Atualmente, vários softwares conseguem automatizar funções que seriam mais custosas sob a responsabilidade de um colaborador. Além disso, esses programas podem até mesmo entregar resultados melhores, já que conseguem analisar dados e facilitar decisões.

E a centralização? Muito tempo e recurso são perdidos por conta da falta de comunicação entre diferentes esferas de uma mesma organização.

Todavia, com uma solução tecnológica, é possível reunir e integrar toda sua companhia, de forma que cada área diferente trabalhe em conjunto.

              
       
 

4. Escritórios especializados lucram mais

Fazer de tudo um pouco sem ser o melhor em nada ou se tornar referência em um segmento específico?

A resposta pode parecer óbvia, mas sabemos que a realidade é outra.

Assim, é compreensível que empresas iniciantes precisem abraçar diversas áreas específicas enquanto constroem a sua reputação no mercado, mas a longo prazo o melhor a ser feito é focar em um público-alvo.

Dessa forma, será muito mais simples direcionar os recursos e esforços, além de oferecer um diferencial único. Como assim?

Imagine que o seu cliente precisa escolher entre duas propostas: uma entrega o esperado, seguindo as diretrizes do segmento. Já a outra vai além, com soluções inovadoras e sofisticadas.

Nesse caso, até mesmo uma diferença significativa nos valores cobrados pode ficar em segundo plano caso esse “algo a mais” seja realmente atrativo.

E é muito mais fácil criar algo do tipo quando se tem conhecimentos e práticas específicas.

              
       
 

5. Saiba quanto você paga por cliente

Pagar por cliente? Isso mesmo! Cada cliente que você tem, além de trazer receitas, representa um determinado custo.

Por isso, é vital que sua empresa conheça a média desses valores, principalmente em duas temáticas específicas: custo de captação e custo de manutenção.

Uma regra clássica na gestão de recursos é a 80/20. Ou seja: 80% da sua receita vem de 20% dos clientes. E esses 20% são, quase sempre, os clientes fiéis, aqueles que sempre procuram sua empresa.

Isto acontece pelo fato de que esse público já conhece seus serviços e não precisam de grandes esforços para efetuarem aquisições.

Já os novos clientes estão no outro extremo: para alcançá-los, é preciso investir em marketing, promoções, vendedores, recompensas, entre diversas outras coisas que elevam bastante o valor final e diminuem substancialmente os lucros.

Há até mesmo um cálculo específico para isso: o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), em que a soma dos investimentos em marketing e vendas é dividido pelo número de clientes conquistados em uma mesma época.

Quanto mais baixo for o resultado desse cálculo, melhor para os lucros.

              
       
 

Conclusão

Há diversas outras práticas que podem maximizar a rentabilidade do seu escritório. Assim, uma dica final é sempre se manter atualizado e aproveitar cada oportunidade que o mercado apresentar, utilizando aquilo que está no alcance da sua organização.

Por fim, se quer saber mais, continue acompanhando nossa página e entre em contato com nossa equipe para conhecer os nossos offices, no W Paulista Offices.

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