Dicas para obter mais lucro com o seu escritório
Com a economia em um período de transição, muitos empreendedores se questionam: como ter mais lucro com o meu escritório?
Afinal, questões, como custos operacionais, manutenção de equipe, captação de clientes e vários outros fatores, são desafios para a conquista de uma boa rentabilidade.
Todavia, com algumas práticas simples, esses obstáculos podem ser superados sem grandes dificuldades. Acompanhe!
O que é lucro?
Antes de tudo, é interessante saber o que realmente significa lucrar. Muitas vezes, a falta de planejamento e controle das contas acaba “escondendo” o real lucro do seu negócio, dando a impressão de que ele possui uma rentabilidade acima ou abaixo do cenário real.
Dessa forma, o lucro nada mais é do que o saldo restante após a retirada de todas as despesas envolvidas no funcionamento da empresa.
E é aí que está a questão: é preciso levar em conta todos os custos, o que muitas vezes não é feito.
Por exemplo, o pagamento do proprietário, conhecido como pró-labore, deve ser contabilizado como um custo, e não parte dos lucros. Assim, o lucro real é o restante após essa e todas as outras retiradas.
É importante contabilizar tudo, pois as estratégias de gestão devem se basear em dados precisos para gerarem bons resultados.
Exposto isso, vamos para as 5 dicas de como aumentar o lucro do seu escritório!
1. Organização e lucro caminham juntos
Como falamos acima, qualquer estratégia de gestão precisa ser baseada em informações corretas, atualizadas e que reflitam a realidade da sua empresa.
Por isso, é de extrema importância organizar cada aspecto do seu escritório. Setor financeiro, RH, marketing, carteira de clientes, serviços/produtos ofertados, fornecedores… Nada deve ser deixado de fora.
Para isso, muitos softwares da atualidade conseguem integrar tudo isso de forma que os dados conversem entre si, apresentem análises detalhadas e até mesmo previsões para os próximos períodos.
Assim, vale a pena buscar soluções dessa categoria, não importa o tamanho e complexidade do seu negócio.
2. Enxugue os gastos
O que realmente é necessário e o que pode ser dispensado para o pleno funcionamento da sua empresa? É interessante pensar que nem sempre as soluções mais caras e grandiosas são a escolha certa.
Assim, é preciso ter uma coisa em mente: eficiência. Por exemplo, imagine que seu escritório usa um grande servidor, adquirido para dar conta de uma demanda específica.
Tal demanda já foi cumprida e atualmente aquele equipamento representa um alto custo com manutenção e recursos humanos sem a utilização de todo seu potencial.
Nesse caso, não seria mais eficiente terceirizar esse segmento ou buscar uma abordagem de menor escala?
A lógica acima pode ser aplicada em praticamente tudo: equipes com mais colaboradores do que o necessário, estoques com um volume muito além do que é preciso, entre outras várias áreas que podem (e devem) ser revisadas.
3. Use a tecnologia a favor do lucro
Automatização e centralização. Essas duas palavras representam o que a tecnologia pode fazer para aumentar os lucros da sua empresa.
Atualmente, vários softwares conseguem automatizar funções que seriam mais custosas sob a responsabilidade de um colaborador. Além disso, esses programas podem até mesmo entregar resultados melhores, já que conseguem analisar dados e facilitar decisões.
E a centralização? Muito tempo e recurso são perdidos por conta da falta de comunicação entre diferentes esferas de uma mesma organização.
Todavia, com uma solução tecnológica, é possível reunir e integrar toda sua companhia, de forma que cada área diferente trabalhe em conjunto.
4. Escritórios especializados lucram mais
Fazer de tudo um pouco sem ser o melhor em nada ou se tornar referência em um segmento específico?
A resposta pode parecer óbvia, mas sabemos que a realidade é outra.
Assim, é compreensível que empresas iniciantes precisem abraçar diversas áreas específicas enquanto constroem a sua reputação no mercado, mas a longo prazo o melhor a ser feito é focar em um público-alvo.
Dessa forma, será muito mais simples direcionar os recursos e esforços, além de oferecer um diferencial único. Como assim?
Imagine que o seu cliente precisa escolher entre duas propostas: uma entrega o esperado, seguindo as diretrizes do segmento. Já a outra vai além, com soluções inovadoras e sofisticadas.
Nesse caso, até mesmo uma diferença significativa nos valores cobrados pode ficar em segundo plano caso esse “algo a mais” seja realmente atrativo.
E é muito mais fácil criar algo do tipo quando se tem conhecimentos e práticas específicas.
5. Saiba quanto você paga por cliente
Pagar por cliente? Isso mesmo! Cada cliente que você tem, além de trazer receitas, representa um determinado custo.
Por isso, é vital que sua empresa conheça a média desses valores, principalmente em duas temáticas específicas: custo de captação e custo de manutenção.
Uma regra clássica na gestão de recursos é a 80/20. Ou seja: 80% da sua receita vem de 20% dos clientes. E esses 20% são, quase sempre, os clientes fiéis, aqueles que sempre procuram sua empresa.
Isto acontece pelo fato de que esse público já conhece seus serviços e não precisam de grandes esforços para efetuarem aquisições.
Já os novos clientes estão no outro extremo: para alcançá-los, é preciso investir em marketing, promoções, vendedores, recompensas, entre diversas outras coisas que elevam bastante o valor final e diminuem substancialmente os lucros.
Há até mesmo um cálculo específico para isso: o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), em que a soma dos investimentos em marketing e vendas é dividido pelo número de clientes conquistados em uma mesma época.
Quanto mais baixo for o resultado desse cálculo, melhor para os lucros.
Conclusão
Há diversas outras práticas que podem maximizar a rentabilidade do seu escritório. Assim, uma dica final é sempre se manter atualizado e aproveitar cada oportunidade que o mercado apresentar, utilizando aquilo que está no alcance da sua organização.
Por fim, se quer saber mais, continue acompanhando nossa página e entre em contato com nossa equipe para conhecer os nossos offices, no W Paulista Offices.