Imposto de Renda: Saiba como declarar seu imóvel
Você possui imóveis de valor superior a R$300 mil? Se sua resposta for sim, prepare-se: já está disponível a declaração de Imposto de Renda 2018 (Ano-base 2017). O prazo para a entrega das declarações começou em 1º de março e termina em 30 de abril.
A compra, venda, doação e posse de imóveis devem ser declaradas neste ano. Para declarar seu imóvel, você deverá informar o endereço do bem, o número de matrícula, IPTU e data de aquisição do imóvel, mas esta informação será opcional neste ano (a exigência passará a valer apenas em 2019). Os donos de imóveis com valor inferior a R$300 mil estão isentos da declaração do Imposto de Renda.
O objetivo da Receita ao pedir mais dados dos imóveis é identificar quem está omitindo bens. Por isso, é melhor preencher as informações, mesmo que elas ainda sejam opcionais. O número de inscrição na prefeitura, endereço do imóvel e a sua área podem ser encontrados no carnê do IPTU.
Os imóveis devem ser informados na ficha de “Bens e Direitos” do programa gerador da declaração, com o código específico do bem, de acordo com a definição que consta na escritura do seu imóvel. Apartamentos são declarados com o código 11, enquanto casas são declaradas com o código 12 e terrenos com o código 13.
O imóvel deve ser declarado pelo valor de aquisição, sem atualizações de preços por conta de valorizações de mercado ou de acordo com a variação de índices de inflação.
A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes enviem suas declarações neste ano, 340 mil a mais do que o registrado no ano passado.