Julho, o mês do Aniversário de 50 anos da 1° viagem a Lua
Há 50 anos, o mundo inteiro via pela televisão um dos momentos mais marcantes da história: a chegada do homem à lua. Na tarde de 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11, que foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), levou à órbita da Lua os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. Quatro dias depois, Armstrong entrou para a história como o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar.
A conquista, que completou 50 anos no último dia 20 de Julho, marcou um dos ciclos da corrida espacial, disputada entre os Estados Unidos e a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), iniciada em 1957 com o lançamento do Sputinik, primeiro satélite artificial a orbitar a Terra.
A Apollo 11 era composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço. A missão completa durou oito dias e Armstrong e Aldrin caminharam na superfície da Lua por duas horas e 45 minutos. A missão Apollo 11 foi a primeira de seis a levarem astronautas para a Lua.
Essa conquista foi obtida pelos esforços do Projeto Apollo da NASA, que começou em fevereiro de 1966. O primeiro lançamento tripulado, marcado para fevereiro de 1967, não aconteceu por causa de uma catástrofe: um incêndio na plataforma de lançamento durante um teste em janeiro do mesmo ano matou os três astronautas que fariam um voo subortbital.
O vídeo abaixo, produzido pelo portal NSC Total, descreve todo o passo a passo, cronologia e informações relevantes sobre a ida do homem a lua.
Para obter êxito na missão lunar, o programa Apollo 11 contou com aproximadamente 400 mil profissionais, entre engenheiros, técnicos e cientistas e consumiu cerca de 50 bilhões de dólares.
Após a primeira ‘visita’ a Lua, cinco outras missões tripuladas foram realizadas com sucesso pelos americanos. Depois dos pioneiros, outros 10 homens pisariam no solo lunar: Charles Conrad e Alan Bean (Apolo XII – novembro de 1969); Edgar Mitchell e Alan Shepard (Apolo XIV – fevereiro de 1971); David Scott e James Irwin (Apolo XV – agosto de 1971); Charles Duke e John Young (Apolo XVI – abril de 1972); Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apolo XVII – dezembro de 1972).
Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro
O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcos Pontes, atualmente Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi o primeiro brasileiro a viajar ao espaço. Após ser escolhido em 1998 pela Agência Espacial Brasileira e pela NASA para integrar a missão, Pontes, que na época já estudava nos Estados Unidos, se mudou com a família para o estado do Texas. Durante dois anos passou por treinamento no Johnson Space Center, na cidade de Houston.
A viagem à Estação Espacial Internacional, que aconteceu em 2006, fez o brasileiro entrar para a história. Para Marcos Pontes, a viagem “era o início de um novo ‘capítulo’ na sua vida. Mais um desafio, mais uma missão: levar a bandeira do Brasil ao espaço pela primeira vez, mesmo com o sacrifício da própria vida, se fosse necessário”.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Então fique ligado no blog e nossas redes sociais para acompanhar este e outros conteúdos relevantes.